DEDICO O MEU BLOG À MINHA FAMÍLIA E AOS MEUS AMIGOS


DEIXEM O VOSSO COMENTÁRIO







ENCADERNAÇÃO MECÂNICA



É um método de acabamento no qual o livro é sujeito a uma série de furos efectuada ao longo da margem da lombada e na qual é aplicada uma espiral de arame ou uma placa de vinil Aplicações:
Agendas,  livros de receitas que deverão ficarem espalmados.


Encadernação indústrial
Lomba Quadrada


A lombada quadrada, também conhecida como PB – PERFEC BINDING,
Representa o segmento de crescimento mais rápido na indústria de encadernação. É o método pelo qual as páginas são mantidas e fixadas à capa por meio de adesivo. Depois de reunir os cadernos, fresam-se os fundos, deixando uma superfície áspera sobre o qual o adesivo é aplicado, se for necessário mais resistência cola-se uma tira de gase (tecido de linho ou algodão grosseiro) ou fitas de papel lcraft sobre a lombada.
A seguir, cola-se a capa pode ser uma capa mole (brochura) ou uma capa dura.
A capa mole, mais barata, é feita com papel para capa, mais pesada que o miolo. Cola-se a capa à lombada e o livro mais a capa são aparados como uma unidade.
A capa dura mais cara e mais forte. Consiste de um material de revestimento feito em tecido ou papel colado sobre cartão de encadernação. Na encadernação de capa dura, o livro é aparado antes e a capa depois.
A lombada quadrada é relativamente barata e muito utilizada para brochuras, manuais e livros-textos. O exemplo mais familiar de uma lombada quadrada é a lista telefónica